AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º3 DE ELVAS SELECIONADO NO ÂMBITO DO
PROJETO “LEARNING FROM THE EXTREMES”
O Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas integra o grupo de nove Agrupamentos, a nível nacional, selecionados no âmbito do projeto “Learning from the Extremes”. Os resultados foram anunciados a 1 de novembro na página oficial do projeto mas a sua implementação só teve início no presente mês de janeiro.
A Direção-Geral da Educação (D.G.E.) e o N.U.C.L.I.O. – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação são parceiros no projeto “Learning from the Extremes”, cofinanciado pela Comissão Europeia. A iniciativa pretende abordar as desigualdades de acesso à educação digital em escolas de áreas remotas, com baixa conectividade e acesso limitado a recursos educativos digitais, financiando o seu desenvolvimento, ao nível da aquisição de equipamentos, recursos educativos e capacitação digital dos docentes, e complementando as iniciativas Plano de Transição Digital e Escola Digital em curso, a nível nacional.
Das cerca de oitenta candidaturas apresentadas, envolvendo quase centena e meia de escolas rurais de dez países da União Europeia, a proposta do Agrupamento de Escolas n.º3 de Elvas visa a criação, manutenção e divulgação de um jornal digital, online, totalmente redigido, editado e publicado pelas quatro escolas do primeiro ciclo envolvidas, a saber, EB1 de Barbacena, EB1 de São Vicente e Ventosa, EB1 de Terrugem e EB1 de Santa Eulália.